Realizado pela Abrasel Goiás e pelo Sindibares Goiânia, um grande evento marcou a abertura oficial do 43º Encontro Nacional da Abrasel, a confraternização anual dos associados e a apresentação do projeto Goiânia, Capital da Boa Mesa. A Festa reuniu cerca de 500 convidados em uma noite que destacou a força da gastronomia e do empreendedorismo goiano. Em um ambiente acolhedor, com jantar especial, boa música e a tradicional receptividade dos goianos, representantes de todo o Brasil celebraram as conquistas do setor e discutiram o futuro dos bares e restaurantes no país.
A cerimônia reforçou o caráter múltiplo da noite. Newton Pereira, presidente do Sindibares Goiânia e um dos fundadores da Abrasel em Goiás e do próprio sindicato, celebrou a união dos três eventos em um único momento. “Estamos recebendo presidentes de todas as seccionais da Abrasel para discutir o futuro da entidade e, ao mesmo tempo, celebrando com os associados e apresentando o programa Goiânia, Capital da Boa Mesa. Queremos divulgar nossa cidade de forma diferente e atrair turistas do mundo inteiro para conhecer a nossa deliciosa gastronomia”, afirmou.
O presidente da Abrasel Goiás, Danillo Ramos, destacou o simbolismo de receber o encontro nacional no estado e anunciou o lançamento da nova marca da Abrasel, apresentada como “Uma nova marca para um novo tempo”. “Com 40 anos de história, a Abrasel evolui e apresenta uma identidade que representa um ecossistema completo, que conecta pessoas, soluções e oportunidades em todo o Brasil. É uma marca mais próxima, mais diversa e cheia de cores, refletindo quem somos hoje. Esta noite é para confraternizar, apresentar novidades, fortalecer nossa rede, abrir espaço para empresários no Inspira Abrasel e mostrar a força da representatividade da Abrasel, presente em mais de mil municípios e com mais de 30 mil associados”, disse.
Paulo Solmucci, presidente Executivo da Abrasel, reforçou a importância estratégica do encontro. “Estamos traçando aqui o futuro para os próximos cinco anos, com troca, colaboração e planejamento profundo. Teremos cursos e oficinas com algumas das melhores contribuições do país, tudo isso somado à recepção calorosa dos goianos, que é única”, declarou.
Já a presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Rosane Oliveira, destacou o poder de união e evolução da entidade. “A conexão da Abrasel transforma. Estamos construindo o sexto planejamento estratégico da entidade, um feito que nenhuma outra organização possui. Trabalhamos com propósito, robustez e visão de futuro.”

Goiânia, Capital da Boa Mesa
O evento também marcou o lançamento oficial do programa Goiânia, Capital da Boa Mesa, projeto do Sindibares que busca consolidar a cidade como referência nacional em gastronomia. Inspirado em modelos de sucesso do Peru e da Espanha, o programa cria uma identidade forte para Goiânia, valorizando seus sabores, tradições e diversidade cultural. A iniciativa reforça a vocação da capital para bem servir, com uma oferta gastronômica que vai desde a comida goiana tradicional até a alta gastronomia, passando por espetinhos, pit-dogs, jantinhas, pamonhas, empadão, arroz com pequi e outras delícias que fazem parte da identidade local.
O projeto destaca ainda o potencial da gastronomia como vetor de desenvolvimento econômico. Quando bem divulgada, a culinária pode se tornar o principal motivo para um turista escolher um destino, fortalecendo toda a cadeia produtiva, de chefs renomados a pequenos produtores, do agronegócio ao comércio, dos hotéis às indústrias regionais.
Importância do apoio do poder público
Representantes do poder público também prestigiaram. O secretário de Estado da Retomada, César Moura, representando o governador Ronaldo Caiado, afirmou que a parceria com a Abrasel impulsiona crescimento, emprego e renda. Já o deputado estadual Virmondes Cruvinel destacou a importância da capacitação promovida pela entidade, enquanto o vereador Anselmo Pereira apresentou o Projeto de Lei que declara Goiânia como Capital da Boa Mesa, reforçando a relevância da gastronomia como patrimônio cultural e econômico.
Já o prefeito Sandro Mabel ressaltou a atuação da Abrasel e Sindibares em Goiânia e a felicidade pela escolha da capital para sediar o 43º Encontro Nacional da Abrasel. “Goiânia é cada vez mais uma cidade receptiva e que tem atraído muitos turistas e também pessoas que conhecem a capital, se encantam e acabam se mudando”. De acordo com o prefeito, é neste ponto que a Abrasel e Sindibares se destacam pois oferecem os melhores restaurantes, bares e demais estabelecimentos do segmento.
Participaram também do evento o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, que destacou o trabalho do SENAC com escola de gastronomia e também apoio a grandes eventos de gastronomia. Também participou do evento o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, da presidente da Goiânia Tur, Nárcia Kelly, secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, vereadores de Goiânia e o deputado Coronel Adaitlon.

Força dos associados
Entre os associados, o sentimento foi de reconhecimento e fortalecimento. Anis Cézar Chehab Neto, do Coco Bambu Goiânia, lembrou como o movimento impulsiona o setor e fortalece o turismo gastronômico. “É uma forma de estar integrado à comunidade e acompanhar todo o movimento de transformação do nosso segmento dentro da cidade”. Sobre o evento nacional realizado em Goiânia, Anis ressalta que estão mostrando para a Abrasel nacional a riqueza da gastronomia da capital.
Já Adão Dias, da Cervejaria Dias, destacou que a união do setor faz toda a diferença. “Eu participo desde quando abri a cervejaria e é notório os benefícios que se tem quando se une”, enfatiza. Para ele, participar do evento mostra a força da união dos estabelecimentos, além de proporcionar networking com colegas de todo o Brasil. “As ideias circulam, os desafios ficam mais leves e todos crescem juntos. Este evento mostra isso de forma clara.”
O evento contou com patrocínio nacional de Ambev, BAT, GetNet, iFood, Pluxee, Sebrae, Caixa e Governo do Brasil, e patrocínio regional de 99 Food, Afonso e Lorenço Advogados, BM2, Chef.ai, Empório das Cozinhas, Politi Academy, Serena Energia, Sesc, Fecomércio, Senac, Sesc Med, Siembra, Tramontina Hospitality e Grupo Regra.











