Quem Somos

Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares Goiânia) foi fundado em 2017 com o objetivo de atuar em defesa do setor de alimentação fora do lar na capital goiana.

A nossa atuação compreende: restaurantes, bares, fast food, churrascarias, pizzarias, cantinas, lanchonetes, pastelarias, cafés, buffets, catering, casas noturnas, casas de espetáculos, cerimonial, choperias, drives-in, fornecedores de alimentação preparada, cozinhas industriais, refeições coletivas entre outras empresas de alimentação fora do lar na capital goiana.

Antes de 2017 o setor era representado por um outro sindicato mais amplo englobando outras categorias. Os empresários de alimentação fora do lar sentiam a necessidade de um sindicato específico, que entendesse de fato as demandas do setor. Em 2015 um grupo de empresários liderados por Newton Pereira (Cateretê) iniciaram o trabalho para esse novo sindicato. Foram dois anos de muitas reuniões, planejamento até que no ano de 2017 o Sindibares Goiânia recebeu a carta sindical estabelecendo a entidade.

Sindibares Goiânia trouxe inovação, construindo uma nova etapa nas relações sindicais. Por meio de muito diálogo a entidade, nos primeiros anos, já conseguiu resolver diversos impasses do segmento que se arrastava por décadas.

O sindicato busca a cada dia o fortalecimento do setor e ainda divulgando a importância do segmento de alimentação fora do lar para sociedade.

O QUE É O SINDICATO HOJE

O Sindibares Goiânia atua na representação legal da categoria na busca de direitos e interesses dos seus associados. A entidade tem como objetivo estar sempre buscando melhorias, promovendo o fortalecendo e união do setor.

A entidade é quem tem a premissa de negociação coletiva junto ao sindicato dos trabalhadores. Atuamos elaborando e negociando a convenção coletiva de trabalho que rege a relações entre patrões e empregados na capital goiana, promovendo equilíbrio e harmonia entre as entidades.

Desde sua fundação o Sindibares conseguiu diversos benefícios para categoria, beneficiando todo o segmento de alimentação. Nosso objetivo é ser um prestador de serviço para nossos associados, buscando ações positivas e sendo um apoio em diversas áreas.

O Sindibares já conseguiu grandes vitórias. Uma delas é uma ação que a entidade ganhou, onde as empresas deixam de pagar a taxa de licença de funcionamento anual com a prefeitura de Goiânia.

Também fomos um dos primeiros sindicatos no Brasil a formalizar uma convenção diferenciando o repasse da gorjeta. Com essa ação 30% do valor da gorjeta vai para o estabelecimento, para custear encargos sociais, trabalhistas e previdenciários. A maior parte da gorjeta fica com garçom e uma outra parte é dividida com colaboradores de outras funções.