ABRASEL E SINDIBARES GOIÂNIA ESTIMAM AUMENTO DE 30% NO FATURAMENTO DE BARES E RESTAURANTES PARA O DIA DOS NAMORADOS

Comemorada no dia 12 de junho, a data é a melhor em vendas para os estabelecimentos de alimentação fora do lar

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Goiás (Abrasel Goiás) e pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares Goiânia) estima aumento de 30% no faturamento de bares e restaurantes no Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período do ano passado. O principal motivo é o crescimento na quantidade de clientes, que começa a ocorrer na sexta, 10 de junho, e vai até 12 de junho, domingo, quando realmente se celebra a data. Ainda segundo essas instituições, a expectativa é que no domingo o faturamento aumente 100%, em relação a um dia normal.

“Nossa expectativa é alta porque no ano passado ainda estávamos em um período crítico da pandemia e agora, com a vacinação e a maior flexibilidade de circulação de pessoas, o movimento em nossos bares e restaurantes voltou a crescer. Como essa data é uma das mais importantes do nosso calendário de eventos, a nossa previsão é de um aumento significativo no movimento, o que significa incremento na economia e na geração de empregos”, avalia o presidente da Abrasel Goiás, Danillo Ramos.

Nessa conta entra, também, um saldo positivo na contratação de profissionais de eventos, conforme complementa o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira. “Como as pessoas buscam estar em um ambiente mais romântico, por conta da data, muitas casas também investem na contratação de serviços de decoração, música e ambientação, o que também gera incremento na renda de profissionais, como decoradores, fotógrafos, músicos, entre outros. É uma importante mecânica da nossa economia que é beneficiada”, acrescenta.

As instituições lembram, ainda, que devido ao aumento dessa procura por bares e restaurantes para as celebrações do Dia dos Namorados, é recomendado que as pessoas busquem fazer reservas com antecedência, sobretudo neste ano, em que a data cai no fim de semana.

Nacional

Segundo a Abrasel Nacional, São Paulo, Fortaleza, Goiânia e Brasília são as capitais com as melhores expectativas em comparação a 2021, apresentando respectivamente um aumento de 50%, 45% e 30% no faturamento. No Sudeste do país, espera-se, em média, uma alta de 25%, com destaque para a capital paulista que espera ultrapassar em 50% os números do ano anterior. Rio e Belo Horizonte esperam 20% e 30% de aumento no faturamento.

Em algumas capitais do Norte do país, como Macapá, Rondônia e Belém, o aumento deve chegar a 25% se comparado ao ano passado. No Centro-Oeste, a expectativa é de 30% em relação ao ano anterior e sobre 2019, período pré-pandemia, também há otimismo, e projeção de 25% a mais no faturamento. Seguindo o restante do país, a região Sul também almeja aumento no faturamento de 15% comparado a 2019 e 25% em relação a 2021.

O dia da semana em que será comemorada a data, um domingo, também contribui para a alta no faturamento, já que os estabelecimentos estimam receber mais clientes a partir da sexta-feira, dia 10. “A data sempre foi a mais importante para os bares e restaurantes. Desde o café da manhã até o jantar, a expectativa para o final de semana dos namorados está alta em todo país”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. “Segundo a última pesquisa da Abrasel, muitos estabelecimentos não têm conseguido repassar integralmente para o cardápio o aumento de custos. Cerca de 33% não estão conseguindo reajustar o menu e 45% dos bares e restaurantes fizeram reajustes abaixo da inflação média, o que atrai ainda mais o consumidor”, completa.