BARES E RESTAURANTES PRETENDEM CONTRATAR ATÉ O FIM DO ANO

Pesquisa da Abrasel revela otimismo com aumento de demanda em função das festas e da chegada do verão

Bares e restaurantes já se preparam para reforçar as equipes, de olho na temporada de verão, mas também atentos ao movimento de fim de ano, quando confraternizações e festas de Natal e Ano-Novo costumam ser boa fonte de faturamento. Pesquisa da Abrasel, realizada entre o final de outubro e o começo de novembro, mostra que em Goiânia 41% dos empreendedores do setor pretendem contratar funcionários até o fim de 2023. Outros 54% pretendem manter o quadro atual de funcionários e somente 5% indicaram que podem demitir.

Ao analisar os motivos por trás das contratações planejadas, 47% afirmam ser para dar suporte ao aumento esperado de demanda, enquanto 30% visam atender às necessidades de gestão e reorganização da empresa. Além disso, 21% planejam contratar para renovar a equipe e 9% têm planos de abrir filiais ou novas unidades.

Já os dados nacionais da pesquisa apontam que 35% dos empreendedores pretendem contratar funcionários até o fim deste ano. “Há um certo otimismo do setor em relação ao aumento de demanda. Ao longo deste ano, muitos já se prepararam recompondo as equipes. Ainda assim é muito significativa a parcela que diz que fará contratações”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Desempenho Financeiro

A pesquisa apontou ainda que mais de um terço das empresas optou por não reajustar o cardápio. Entre aqueles que realizaram ajustes, 22% optaram por reajustes abaixo da inflação dos últimos 12 meses. Por outro lado, 37% ajustaram seus preços conforme a inflação, enquanto 8% optaram por ajustes acima da média.

“Ainda temos mais da metade das empresas operando em prejuízo ou sem obter lucro. Isso ainda é preocupante, mas sabemos que é reflexo da pandemia. O endividamento se consolida em diversas frentes, principalmente nos contratos bancários e em relação aos impostos, mas a gente vê que o setor ainda quer investir e ainda tem força.” Pontua Danillo Ramos, presidente da Abrasel em Goiás.

Segundo Danilo os dados apontam um número relevante de casas que pretendem investir em novas unidades e também temos casas que estão esperando o fim de ano com otimismo, isso mostra a força do setor.