O Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) deu mais um passo na consolidação do programa Goiânia, Capital da Boa Mesa. Nesta quinta-feira (11), o sindicato reuniu dezenas de empresários associados, integrantes do trade turistico e chefs para apresentar a iniciativa que visa promover a gastronomia e o turismo na capital goiana.
A apresentação ocorreu no Alma Boutique Bar e contou com a presença de representantes de diversos restaurantes da cidade, além da presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Gouveia, e do gerente de Projetos de Fomento da Goiás Turismo, Thales Queiroz.
No evento, o presidente do Sindibares, Newton Pereira, explicou que o Goiânia, Capital da Boa Mesa funcionará como uma espécie de streaming dos polos gastronômicos e turísticos da cidade, reunindo o que Goiânia tem de melhor em um único ambiente.
Os presentes puderam conhecer, em primeira mão, os canais de comunicação do programa: site e Instagram, além de um guia previsto para março de 2026, antes do MotoGP, evento que deve atrair milhares de pessoas para a capital goiana.
Com a chegada do MotoGP 2026, que deve movimentar entre 150 mil e 200 mil pessoas nos três dias de evento, sendo cerca de 80% de turistas vindos de outros estados ou países, o programa ganha ainda mais relevância. A expectativa é que a iniciativa ajude a direcionar esse público para bares, restaurantes e atrações locais, ampliando o impacto econômico e fortalecendo o posicionamento de Goiânia como destino gastronômico.
“Hoje demos mais um passo no nosso programa. Apresentamos para os chefs, para os proprietários de restaurantes e para o trade turístico esse programa maravilhoso, que vai incentivar ainda mais a gastronomia da nossa cidade, a gastronomia do nosso estado e o turismo de uma forma geral”, afirmou Newton Pereira.
Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Danillo Ramos, destacou que o programa vem para reforçar a excelência da gastronomia goianiense.
“É um programa que quer transformar Goiânia em um destino turístico gastronômico. Nós já somos reconhecidos por ter uma gastronomia incrível, em nível nacional e até internacional, e o que estamos fazendo é reconhecer isso, criar um produto, criar uma marca e mostrar que Goiânia é um lugar diferente. Conseguimos entregar com excelência no espetinho, na pamonha, no gastrobar, na alta gastronomia, nos botecos, nas carnes. Queremos reverberar o sucesso que já fazemos com os turistas, e temos certeza de que isso vai acontecer”, disse.
Para a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, o programa vem para consolidar o que Goiânia já oferece: uma mesa farta e de qualidade para receber turistas, além de movimentar o comércio local. “A nossa economia vai ser movimentada, novos empregos serão gerados. Nós temos potencial para mostrar para o mundo, especialmente no ano que vem com o MotoGP, o quanto essa cidade é a capital da boa mesa, com qualidade de vida, atendimento de excelência e muitos atrativos que vão trazer pessoas do mundo inteiro para cá”, afirmou.
O chef e sócio do Alma Boutique Bar, Fabiano Vaz, ressaltou a alegria de receber a apresentação do Sindibares e celebrou o início de um programa que promete impactar diretamente bares e restaurantes da capital. “É um programa muito bacana. Eu acho que todo o diferencial da capital da boa mesa está nos goianos. Nós temos muita hospitalidade. O goiano é uma boa pessoa, está sempre de portas abertas, recebe muito bem. Para mim, o selo de qualidade desse programa vai ser ajudar pessoas que talvez não tenham acesso a um marketing adequado ou a um direcionamento, e esse projeto vai trazer essa assessoria aos bares e restaurantes”, declarou.
Proprietário do Rancho Payol, em Aparecida de Goiânia, o empresário Hudiery Santóliver acredita que o programa beneficiará estabelecimentos além da capital. “Eu creio que não só Goiânia e Aparecida, mas todo o estado de Goiás será impactado. Acho que é só o começo. Tenho certeza de que bares ao redor de Aparecida, Anápolis e até Rio Verde irão unir forças para fortalecer ainda mais essa marca”, disse.
Todo o trabalho de branding, posicionamento e desenvolvimento do modelo de negócios do programa foi realizado pela Traço Negócios, parceira do Sindibares e da Abrasel. Segundo a fundadora da empresa, Andrea Montoro, o projeto chancela um trabalho construído ao longo das últimas décadas, com a evolução da gastronomia goianiense.
“Hoje temos muitas casas, muitos chefs, muitos cozinheiros de mão cheia e Goiânia é uma cidade de boa mesa, de comida farta, de diversidade. Esse é um projeto com um olhar de guarda-chuva. Ele não disputa cena com nenhum outro projeto de gastronomia. Muito pelo contrário, é um grande portal para que todos os projetos relacionados à gastronomia se manifestem, para que tenhamos unidade”.
Inspirado em modelos de sucesso usados em países como Peru e Espanha, o programa busca criar uma marca forte para Goiânia, integrando várias vertentes da gastronomia e do turismo. A iniciativa pretende consolidar a capital goiana como referência em boa comida, valorizando seus sabores, tradições e toda a diversidade cultural da cidade.




