MAFUÁ E ELDORADO BURG VENCEM O FESTIVAL BURGER TIME

Anúncio do melhor hambúrguer e sanduíche da região metropolitana de Goiânia ocorreu durante evento de premiação, realizado na noite da última segunda-feira, 25 de julho. Neste ano, 48 estabelecimentos participaram do festival, que bateu recorde de lanches vendidos em 17 dias de evento

O Mafuá e o Eldorado Burg foram os vencedores nas categorias de hamburgueria e pit dog, respectivamente, do Festival Burger Time, que na edição 2022 reuniu 48 participantes da região metropolitana de Goiânia. Com o Pastrami Brabo, o Mafuá levou o título de melhor hambúrguer, e com o X-Espetacular de Costela Especial, o Eldorado Burg venceu como melhor sanduíche de pit dog. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite da última segunda-feira, 25 de julho, em solenidade realizada no Sesc Faiçalville. Neste ano, o Festival Burger Time também bateu recorde de sanduíches vendidos: foram 31.289 hambúrgueres comercializados em 17 dias de evento (17 de junho a 3 de julho).

Além dos primeiros lugares, o Festival premiou os 2º e 3º colocados nas categorias hamburgueria e pit dog. No caso de hamburgueria, em segundo ficou Villa Burger & Beer e em terceiro, Alhodito. Já na categoria pit dog, o segundo colocado foi Rooma Sanduicheria e na terceira posição, Pequizeiro Burger.

De acordo com uma das organizadoras do Festival Burger Time, Cynnara Bretas, o evento alcançou seu objetivo de apoiar os estabelecimentos participantes, especialmente em uma retomada após o fim de restrições causadas por causa da pandemia. “E o foco foi exatamente realizar um festival que pudesse estimular esse retorno das pessoas e até atrair novos clientes aos estabelecimentos, além de fomentar e valorizar os empreendimentos que participam do evento. Também ocorreu em consonância com o turismo no Estado de Goiás, como instrumento de promoção da gastronomia goiana, por meio da valorização de bens culturais”, enfatiza.

Além disso, Cynnara lista como importantes resultados alcançados a valorização dos pequenos negócios de alimentação fora do lar, o aumento do faturamento dos estabelecimentos, a visibilidade aos negócios e a integração com a cadeia de valor do segmento. Também são pontos positivos do projeto a valorização da cultura, dos ingredientes e das potencialidades locais, a identificação de talentos locais e regionais, a inserção da ação no calendário de eventos da capital e de Goiás.

Participação

Durante 17 dias, público e jurados puderam visitar os 48 estabelecimentos participantes e saborear os hambúrgueres e sanduíches, de acordo com duas categorias: hamburgueira e pit dogs. Para participar, cada estabelecimento teve de criar uma receita inédita de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e inserir no cardápio da casa. A votação foi feita por meio de QR Code, disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site: www.festivalburgertime.com.br.

Realização e benefícios

O festival foi idealizado pela produtora de eventos Cynnara Bretas, o empresário Mateus Suassuna e pela chef de cozinha Patricia Garcia, e conta com a produção executiva de Gabrielle Carvalho. Segundo os idealizadores, o festival permite o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs com os hambúrgueres gourmets, além de fortalecer as empresas atendidas pelo evento, principalmente as microempresas.

A co-realização do Festival Burger Time é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (Sindpitdog), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Prefeitura de Goiânia, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Goiás), Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares Goiânia), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Instituto Hub Cerrado e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiânia (AJE Goiânia). São parceiros-patrocinadores: Goiás Turismo, Ifood, Monster, Eisenbanh e Coca-Cola Refrescos Bandeirantes, Agora Fábrica de Resultado, Imperador Alimentos, Fujioka, Motorolla e JBL, Capital Mídias, Alpha FM, 89 – A Rádio Rock, City Tour Transportes, Seiko, Pão Maná e Casa Cabral.

Confira a relação de estabelecimentos participantes

HAMBURGUERIAS

Blends Burger Artesanal, Drukke, Mafuá, Fogata – BBQ Steak Burger, Texan Bull Burguer and Beer, Ailha Café e Aconchego, Colombina Gastropub, La Brasa Burger, Brago Bar e Restaurante Ltda, Villa Burger & Beer, Bendita Tapioca, Família In Box Burger, Me Gusta Smashburger, Gojira Burger, Dom Rapha, Yes Burger, Chapz Burger, Behest Burger, Lipes Burger, Tribos do Espeto Alto da Glória, Simple Burger, Tribos do Espeto Jardim Novo Mundo, La Bottega De’ll Arte, Pitéu Café Bar, Turco Hamburgueria, Glut Burger, Alhodito, Burger for a Day.

PIT DOGS

Life Burger, Bueno Burger, Waltinhos Lanches, Eldorado Burg, Sanduuai Sanduicheria, Sanduicheira Mad-Mex, Max Burguer Sanduicheira, Rooma Sanduicheria Ltda, Esquilo Sanduíches, Pimentinhas Sanduicheria, Sanduicheria do Chicão, Abelha.com, Pit Dog Kid Abelha Lanches, Pequizeiro Burger, Plutus Alto da Glória, Pimentinha Sanduicheria, Avalanche Burger, Lado Leste, Kid Abelha, Smiley Sanduicheria.