O QUILO É NOSSO VAI ESCOLHER O MELHOR RESTAURANTE A QUILO DO BRASIL

Hoje o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o Brasil. Mas foi em 1984 que surgiu o primeiro restaurante no mundo oferecendo refeições a quilo. De Belo Horizonte, a novidade ganhou todo o país e hoje já está tão incorporada ao dia a dia dos brasileiros que muita gente desconhece a história por trás dessa invenção nacional.

E é justamente para contar essa história, valorizar e promover os negócios de comida a quilo, que Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realiza entre os dias 12 e 22 de outubro, a quinta edição do concurso O Quilo é Nosso, que vai eleger o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil. Aqui em Goiânia o concurso é uma realização da Abrasel e Sindibares com o apoio do SEBRAE. São 24 restaurantes participantes na capital goiana.

O Quilo é Nosso, tem a função de valorizar um dos maiores segmentos de alimentação fora do lar do Brasil e incentivar a criação de novos pratos. O evento, este ano, tem um sabor ainda mais especial já que em 2020, os restaurantes a quilo pagaram uma conta mais cara que os demais estabelecimentos de alimentação fora do lar devido às restrições e informações incorretas a respeito do self-service.

Como funciona

O Quilo é Nosso acontece em três etapas. Na primeira, o consumidor analisa ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet, receita participante do concurso e adequação às normas de prevenção à covid do restaurante, sendo que a categoria “receita” tem peso dois e as demais, peso um. Para registrar o voto, o cliente deve acessar o site oquiloenosso.com.br, preencher o cadastro e votar.

Esse momento, que tem o voto popular e do júri, elege os três melhores estabelecimentos de comida a quilo de cada estado, que se classificam para a fase seguinte. No novo desafio, os três melhores competem entre si e somente um por estado vai para a grande final, que ocorrerá em São Paulo nos dias 17 e 18 de novembro. Na última etapa será, então, divulgado o pódio com os melhores restaurantes a quilo do Brasil.

SEGURANÇA PARA TODOS

O concurso O Quilo é Nosso foi planejado pensando em todos os protocolos de segurança para os clientes e colaboradores do restaurante. A Abrasel sabe que para saborear uma boa comida e a companhia dos colegas de trabalho, familiares e amigos em um delicioso almoço, é preciso que todos colaborem e sigam as recomendações. Por isso, os estabelecimentos participantes do concurso serão incentivados a serem propagadores dessa ideia e exemplo para todo o setor. Os restaurantes participantes deverão seguir obrigatoriamente os protocolos de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelas entidades de saúde de cada município.

ORIGEM

Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado em 1984, em Belo Horizonte, pelo empresário e chef Fred Mata Machado. Ele manteve em funcionamento, durante três anos (1984-1987), a primeira de suas quatro casas, que se localizava na Rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, contíguo ao Bar do Lopes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou pelo Brasil inteiro.

RESTAURANTES PARTICIPANTES

1-Cateretê Jardim Goiás – Arroz de Costela