Prefeito Sandro Mabel sanciona lei que reconhece Goiânia como a capital da boa mesa

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, sancionou a Lei (PL 369/2025) que declara oficialmente a cidade como a Capital da Boa Mesa. A nova legislação, de autoria do vereador Anselmo Pereira, representa um marco histórico para o reconhecimento da gastronomia local.

A sanção da lei é o passo que faltava para dar respaldo institucional e oficial ao programa “Goiânia, Capital da Boa Mesa”, idealizado pelo Sindibares. Com o reconhecimento legal, o programa ganha força para transformar a culinária goianiense em um dos principais ativos turísticos do Brasil, inspirado em modelos de sucesso internacional como os do Peru e da Espanha.

No texto da lei, são definidas uma série de ações para valorização do setor gastronômico regional. Entre elas, estão o apoio à realização de eventos culinários e o reconhecimento de chefs, de bares e de restaurantes.

Mais do que uma celebração cultural, a lei reconhece o peso econômico do setor. O segmento de alimentação fora do lar é um dos que mais movimenta a economia da capital, gerando milhares de empregos diretos e indiretos e impulsionando a cidade.

“Goiânia se consolida como um fantástico polo gastronômico, vital para a geração de emprego e renda. Grandes e bons restaurantes estão se instalando em nossa capital. Temos trabalhado bastante para tornar o empreender no setor de alimentação fora do lar melhor na cidade, fazendo com isso atrair novos empresários e iniciativas para o setor”, pontua o presidente do Sindibares, Newton Pereira.

Segundo o vereador Anselmo Pereira, a lei tem como objetivo o reconhecimento oficial da riqueza, da diversidade e da excelência da gastronomia como patrimônio local e como importante vetor de desenvolvimento econômico e turístico. “A gastronomia goianiense é expressão viva da identidade de seu povo: acolhedora, saborosa, diversa e em constante evolução”, afirmou Anselmo Pereira.

Goiânia, Capital da Boa Mesa

A iniciativa idealizada pelo Sindibares pretende consolidar a capital goiana como referência quando o assunto é boa comida, valorizando seus sabores, tradições e toda a diversidade cultural da cidade.

Inspirado em modelos de sucesso usados em países como Peru e Espanha, o programa busca criar uma marca forte para Goiânia, integrando várias vertentes da gastronomia e turismo. Goiânia, Capital da Boa Mesa, segue nessa mesma direção, buscando fortalecer sua imagem com uma estratégia bem estruturada.

Goiânia se destaca pela diversidade e qualidade de sua gastronomia e de seus restaurantes, sendo reconhecida pela hospitalidade e pela excelência em bem-servir. A cidade conta com uma ampla oferta de estabelecimentos que vão desde casas tradicionais da autêntica comida goiana, passando pelas lanchonetes, espetinhos, pit-dogs, até restaurantes que exploram a alta gastronomia.

Pratos típicos como pamonha, empadão goiano, arroz com pequi, galinhada, além das famosas “jantinhas”, os picolés do Cerrado, o biscoito de queijo caseiro e tantas outras delícias fazem parte da identidade cultural da cidade. A gastronomia de Goiânia é, ao mesmo tempo, raiz e inovação.

Quando bem divulgada, a gastronomia tem o poder de inverter a lógica da viagem, tornando-se o principal motivo para o turista escolher um destino. O turismo gastronômico impulsiona as economias locais ao estimular a demanda por produtos e serviços regionais, beneficiando toda a cadeia produtiva — de chefs renomados a pequenos produtores, comerciantes, hotéis, indústria, agronegócio, entre outros. Além disso, promove inclusão social, identidade cultural e desenvolvimento sustentável.

O programa já foi apresentado para chefs, empresários e integrantes do trade turístico da cidade. Para esse ano uma série de ações devem ser desenvolvidas.

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado em

Open chat