Goiânia, reconhecida nacionalmente como Capital do Sertanejo, se prepara para a segunda edição da Rota Sertaneja, programa realizado pelo Sindibares, Abrasel e Prefeitura de Goiânia por meio da Goiânia Tur e Secretaria de Cultura. O Festival promete aquecer entre os meses de setembro a novembro a cena musical e gastronômica da cidade, levando música ao vivo e sabores exclusivos para diferentes bares e restaurantes em diversos bairros da capital.
O festival será realizado em bares que receberão shows sertanejos sem cobrança de couvert artístico. Além disso, cada casa participante vai criar um petisco especial e com preço promocional para o público durante o evento.
O Sindibares e a Abrasel irão fazer a seleção dos bares e restaurantes que vão receber o festival e a Prefeitura de Goiania irá fazer a seleção dos artistas que vão fazer os shows durante a Rota Sertaneja. Uma das novidades desta edição é que dois terços dos bares participantes estarão localizados fora das regiões tradicionais dos setores Marista e Bueno, ampliando o alcance para novos bairros.
Os primeiros shows da rota começam no dia 25 de setembro e serão realizados sempre às quartas e quintas-feiras nas casas participantes. O cachê dos cantores será pago pela Prefeitura de Goiânia, garantindo apoio aos artistas e incentivando a produção cultural.
Em Goiânia, o mercado de bares, restaurantes e baladas é bastante vibrante, refletindo o forte vínculo da cidade com a música sertaneja e sua cultura. A capital goiana é conhecida por oferecer uma ampla variedade de opções para os amantes da música sertaneja, desde bares intimistas até grandes casas de shows.
Para o presidente do Sindibares, Newton Pereira, a Rota Sertaneja é uma oportunidade para os goianienses e até mesmo turistas de conhecerem os bares participantes e conhecerem novos cenários sertanejos. “Daqui saíram ícones da música sertaneja e não tenho dúvidas de que os bares e restaurantes foram um cenário propício para que eles iniciassem as suas carreiras cantando nos palcos de inúmeros desses locais pela cidade. A criação da Rota Sertaneja é uma homenagem do Sindibares e Abrasel a esse estilo musical, aos seus artistas e a todos que apreciam”, afirma Newton Pereira.
“A Rota Sertaneja é mais um projeto inédito com gestão da prefeitura de Goiânia realizado com apoio de grandes parceiros como o Sindibares, a Abrasel para enaltecer o gênero musical mais forte que temos em Goiás, em Goiânia. Somos a capital do sertanejo e precisamos usar isso cada vez mais a nosso favor, fazendo com que a economia gire de fato, com que artistas e novos artistas possam mostrar seus talentos e terem renda disso, sendo reconhecidos pelo trabalho cultural que realizam na cidade. Estamos iniciando o projeto com a intenção de que ele se expanda cada vez mais e beneficie muitos artistas, outros bares, boates, outros gêneros musicais e que o público possa receber entretenimento de qualidade”, afirma Uugton Batista, secretário municipal de Cultura.
Para a presidente da Goiânia Tur, Nárcia Kelly, a música sertaneja é parte da história de Goiás. “Com a Rota Sertaneja, queremos oferecer uma vitrine para que novos talentos mostrem sua voz, suas interpretações e se conectem com o público. Ao abrir espaço para quem está começando, fortalecemos a cena musical local, incentivamos a renovação artística e garantimos que a tradição sertaneja continue viva, dialogando com diferentes gerações. Essa é uma oportunidade para que a cidade conheça e apoie quem carrega no repertório e na alma o que há de mais autêntico na nossa cultura”, afirma a presidente da GoiâniaTur.
SELETIVA CANTORES

A Prefeitura de Goiânia divulgou no Diário Oficial o edital para cadastramento dos artistas. Podem participar em qualquer formação: cantor ou cantora solo, dupla ou trio de novos talentos da cultura musical sertaneja, desde que possuam ao menos 1 vocalista.
Os 50 primeiros inscritos passarão por uma pré-seletiva, realizada via análise de portfólio, da qual serão escolhidos 30 artistas. O resultado desta etapa será divulgado no dia 1º de setembro de 2025. Os 30 artistas aprovados passarão por uma seletiva presencial no dia 13 de setembro na Cerrado Cervejaria. Nessa etapa, os artistas terão que apresentar 3 músicas para um corpo de jurados que irá selecionar 20 artistas para as apresentações nos bares e restaurantes de Goiânia durante a Rota Sertaneja. O resultado será divulgado no site da prefeitura de Goiânia e do Sindibares. .
Os artistas selecionados farão shows nos bares e restaurantes da Rota Sertaneja a partir de setembro. A programação completa com nome dos bares, petiscos, datas e horários dos shows será divulgada em breve no site da prefeitura e do Sindibares Goiânia.