Sindibares destaca prazo do Perse e novidades em Happy Hour para Associados

O Sindibares promoveu nesta quarta-feira, 24 de julho, mais uma edição do Happy Hour para seus associados. O evento, realizado em parceria com a Abrasel, reuniu donos e representantes de bares e restaurantes da capital goiana, além de parceiros e convidados.

O encontro, realizado na sede da Fecomércio, em Goiânia, abordou assuntos cruciais para o setor de alimentação fora do lar. Entre os tópicos discutidos estavam o fim do prazo para habilitação ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás que declarou inconstitucional a cobrança do Diferencial de Alíquota (Difal) no estado, e novidades como a parceria com o cartão de benefícios flexíveis Eva e os próximos eventos promovidos pela entidade, em colaboração com a Abrasel.

O presidente do Sindibares, Newton Pereira, destacou a urgência da adesão ao Perse: “Hoje, em pleno julho, mês de férias, nós resolvemos realizar aqui na Fecomércio essa reunião para mostrar as vantagens desse programa e o tempo para adesão, que finaliza no próximo dia 2 de agosto. Por isso, a pressa e a urgência desse encontro. Agora, os associados terão alguns dias para fazer uma simulação e ver qual é a melhor situação para eles, baseados nas informações que receberam aqui nesse encontro”, declarou.

O Perse é um programa criado pelo governo federal para apoiar o setor de eventos, fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. Ele oferece uma série de benefícios fiscais e financeiros, como a redução a 0% das alíquotas de tributos como PIS/Pasep, Cofins, CSLL e IRPJ. Recentemente, o programa passou por uma reformulação, e agora é necessária a habilitação prévia no site da Receita Federal do Brasil. As empresas devem submeter o pedido, acompanhado do contrato social e suas alterações subsequentes, até o próximo dia 2 de agosto, por meio do e-CAC. Outra mudança no Perse foi a flexibilização da exigência de regularidade no Cadastur, que agora abrange empresas regularizadas até 30 de maio de 2023.

Vale lembrar que podem participar do Perse empresas optantes pelo lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado. No entanto, a partir de janeiro de 2025, apenas as empresas tributadas pelo lucro presumido terão a isenção de todos os impostos abrangidos pelo programa.

DIFAL

Outro assunto discutido foi o Diferencial de Alíquota (Difal). O Tribunal de Justiça de Goiás declarou inconstitucional a cobrança do tributo no estado, já que foi instituído por decreto e não por lei. Contudo, a restituição (pela modulação) será apenas para aqueles que já protocolaram ação individual ou aderirem a alguma coletiva. O Sindibares já ajuizou uma ação, e os associados que aderiram ou que ainda querem aderir podem ter a restituição do que foi pago desde 2018. Para aderir, a empresa precisa ser associada ao Sindibares e estar no Simples Nacional. Os interessados podem entrar em contato com o escritório Castro e Dantas pelo telefone (62) 9.8103-0036.

Caravana Goiás Produtividade

O presidente da Abrasel, Danillo Ramos, convidou todos os associados a participarem da 36ª edição do Congresso Abrasel, que será realizada nos dias 14 e 15 de agosto, em Brasília. O evento é uma oportunidade para abrir novos horizontes e alcançar grandes resultados, com mais de 20 temas em painéis de debates, degustação de pratos especiais da capital federal e cozinhas-show com os melhores chefs. A Abrasel Goiás está oferecendo pacotes especiais que incluem transporte, traslado, diárias e ingressos para o congresso.

O Quilo é Nosso

Foi também discutido o festival “O Quilo é Nosso”, que segue com inscrições abertas até o próximo dia 31. Com o tema “Celebrando a Carne Suína”, os restaurantes terão treinamento e acompanhamento com nutricionista para a elaboração do prato que irá concorrer às premiações.

Cartão Eva

Por fim, o Sindibares apresentou sua nova parceria: o cartão de benefícios flexíveis Eva. O cartão é não nominal, com entrega em 5 dias úteis, recarga por Pix e por boleto, e permite pagamento de gorjetas, pagamento de boletos, saques em caixas 24h e até mesmo transferências para a própria conta bancária.