Sindibares participa do lançamento do projeto Goiânia Gastronômica

A capital goiana ganhou um novo atrativo para os amantes da boa gastronomia. Durante a Feira do Empreendedor, foi lançada a Rota Gastronômica de Goiânia, que promete revolucionar a experiência culinária da cidade. Com o slogan “Um sabor de cada vez”, a nova rota engloba quatro eixos principais: cafeterias, cervejarias artesanais, hamburguerias e pit dogs, oferecendo uma variedade de opções para todos os paladares.

A iniciativa, que tem como objetivo fomentar o turismo gastronômico e fortalecer o setor, reúne os mais diversos estabelecimentos da cidade, desde os mais tradicionais aos mais inovadores. Com a rota, os visitantes poderão explorar a rica gastronomia goianiense, descobrindo novos sabores e experiências. Além de impulsionar o comércio local, a Rota Gastronômica de Goiânia também contribui para a promoção da cultura e da identidade da cidade.

Depois de apresentar a Rota, o branding, os participantes e as parcerias que foram essenciais para que o projeto fosse realizado, a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, explicou que o trabalho passou pelo mapeamento dos pequenos negócios. “Foi uma construção colaborativa feita por várias mãos”, enfatizou. Segundo Priscila, a Rota Gastronômica vai abraçar inicialmente esses quatro segmentos e, futuramente, depois de se posicionar e apresentar indicadores, deve ser ampliada com novas rotas.

Os participantes receberam um kit de ativação do lançamento com camisetas, cavalete acrílico, porta-copos, kit delivery, o Manifesto da Rota Gastronômica de Goiânia, entre outros itens para dar início à campanha que, em 2025, terá ações de inserção ao mercado. A Tia Nair representou a Rota das Cafeterias; Diego Ribeiro, do Mafuá, a Rota das Hamburguerias; Adão Dias, da Cervejaria Dias, representou a Rota das Cervejarias Artesanais; e o presidente do SindipitDog, Anivaldo dos Santos, do Avalanche Lanches, representou a Rota dos Pit Dogs.

Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, que participou do lançamento, Goiás e Goiânia têm tudo de bom e do melhor para o turista, e o Sebrae está criando um ambiente favorável para mostrar tudo que o estado pode oferecer. “Temos certeza de que podemos competir nacionalmente na captação de eventos, trazer maior fluxo de visitantes quando proporcionamos um destino organizado e que tem enorme potencial gastronômico”, afirmou.

Valorização da cozinha goianiense

Newton Pereira, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) lembrou que Goiânia possui uma diversidade gastronômica que atrai muitos turistas. “Temos sabores, gostos, preços diferenciados e isso é um ponto forte não só da nossa capital. A Rota vem para fortalecer e ampliar cada vez mais as potencialidades que temos”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – GO (Abrasel-GO), Danilo Ramos, destacou que o lançamento dessa rota é o início de um sonho conjunto com o Newton, de transformar Goiânia em capital gastronômica pela Unesco. Para isso, ele alertou aos políticos presentes para que defendam, cada um em sua esfera, o uso das calçadas pelos bares e restaurantes. “Isso significa manter nossa cultura, nossas raízes e melhor desempenho para os pequenos negócios”, lembrou.

A Goiás Turismo também é parceira do projeto. O presidente da entidade, Fabrício Amaral, destacou que a Rota Gastronômica vem em um momento importante em que o estado trabalha para trazer novamente o GP Mundial de Motociclismo em 2026 para Goiânia. “Nada é por acaso. A Rota se torna mais um elemento importante e positivo para fecharmos esse evento que é tão importante para o turismo em geral, gera emprego e renda e mostra Goiás para o mundo. Tenho um sentimento de gratidão pelo Sebrae e por todos os parceiros que fazem parte desse projeto”.

Além do Sebrae Goiás, Sindibares, Abrasel-GO e do governo do estado, por meio da Goiás Turismo, a Agência Municipal do Turismo (Agetul), o Convention & Visitors Bureau e a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) também participaram do lançamento da Rota.

Foto: Edmar Wellington

Fonte: Adrianne Vitoreli

Foto: Edmar Wellington

Mais informações: @goianiagastronomica

https://www.instagram.com/goiania_gastronomica/

Artigos relacionados

Você também pode estar interessado em