O novo decreto de flexibilização de medidas contra a Covid-19 publicado nesta sexta-feira (24) pela Prefeitura de Goiânia contempla o setor de bares e restaurantes, lanchonetes, pits dogs, food trucks, boates e congêneres.
Segundo o documento, a partir de agora:
- Está retirado o limite de clientes por mesa.
- A quantidade de mesas deve resguardar uma distância mínima de 1,5m entre elas, contados de qualquer ponto de suas bordas.
- Não é permitido o consumo no local de pessoas em pé.
- É autorizada a apresentação de música ao vivo, limitada a seis integrantes, no máximo, desde que o espaço de apresentação permita o distanciamento de 2,25 m² entre eles, e respeitados os limites de volume sonoro máximo permitidos na legislação própria.
- É permitida a utilização de som mecânico, durante todo o período de funcionamento, respeitando o volume da ambientação sonora.
- É permitido o uso de brinquedoteca desde que mantido o distancionamento de 2,25² por pessoa para efeito de cálculo da capacidade de cada ambiente.
- Fica permitido ainda o funcionamento de boates e congêneres, com ocupação de no máximo 50% do espaço, com a presença de até 500 pessoas.
Novo regramento para eventos:
- Ocupação máxima de 50% do espaço.
- Limite máximo de 1.000 pessoas nos eventos sociais e corporativos realizados em ambientes fechados.
- Limite máximo de 2.000 pessoas nos eventos sociais e corporativos realizados em ambientes abertos.
Contudo, vale ressaltar que todos os protocolos sanitários da Secretaria Municipal de Saúde como uso de máscara de proteção individual, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social deverão ser seguidos rigorosamente.
Para o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Município de Goiânia, Newton Pereira, as novas flexibilizações são uma vitória do setor que sempre se colocou a favor da vacinação contra a Covid-19 e aberto ao dialógo com a gestão municipal.
“Nós ficamos muito felizes e esperançosos. A prefeitura realmente entendeu o nosso lado e acatou o que pedimos em nosso último encontro. Agora, é contar com o apoio dos empresários e da população para que todos os protolocolos sejam seguidos e a gente possa manter essas flexibilizações e vencer esse momento tão difícil”, afirma.