Empresários de restaurantes de comida japonesa de Goiânia participaram nesta terça-feira (21) de uma reunião de troca e experiências e networking. O evento teve a organização do Sindibares e da Abrasel e aconteceu no Himitsu, restaurante associado as entidades.
Na reunião, que teve a presença do presidente do Sindibares, Newton Pereira, e Danillo Ramos, da Abrasel-GO, os participantes puderam expor seus principais desafios e juntos propor soluções para todo o setor.
Para Fabricio Santos Pereira, do Himitsu Restaurante, a reunião foi muito produtiva. Segundo ele, todos os participantes engajaram muito nas ideias, e ficou decidido que será criado um grupo de empresários do semento para tratar todas essas propostas e transformar elas em ação.
A falta de mão de obra, principalmente do sushiman, foi um dos desafios apresentados durante a reunião. Os presidentes do Sindibares e Abrasel apresentaram ações que as entidades têm feito para ajudar nessa questão, como o Feirão de empregos que será realizado em junho, mas também e colocou à disposição em ajudar buscando parceria com outras entidades, como o Senac na questão de qualificação profissionalização.
“Percebi um engajamento importante dos participantes, que em sua maioria deixou de lado a ideia de concorrência para compartilhar um momento de cooperação para trabalhar uma proposta que ajude na oferta de pessoas interessadas na profissão de sushiman, que futuramente possa se tornar mão de obra para o seguimento”, pontua Fabricio.
O associado Jonas Máximo, do Max Sushi, também destaca esse encontro como um momento importante para o setor. “Depois de tantos anos, conseguimos unir os principais restaurantes de Goiânia para esse momento de troca de ideias e pensar em soluções. Com certeza vamos colher benefícios em nossas empresas e para todo setor” destaca Jonas.
Durante a reunião, ficou acertado entre os participantes criar um evento, uma competição de sushiman, conforme feito na cidade de São Paulo. A partir de agora, esses empresários, juntamente com Sindibares e Abrasel vão pensar uma forma de viabilizar esse evento para o próximo ano.
Também ficou estabelecido que será proposto a inclusão de carga horário de estágio em restaurantes em curso de formação de sushiman ministrados por parceiros, como o Senac.
Segundo estimativas somente na cidade de Goiânia são mais de 200 restaurantes de comida japonesa. São restaurantes que atendem nas diversas modalidades seja somente por delivey, com pratos a lá carte, ou mesmo com festivais e rodízios.