Bares recebem Selo Empresa Amiga da Mulher do Tribunal de Justiça de Goiás

O Tribunal de Justiça de Goiás por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar entregou a bares associados Abrasel e Sindibares um selo identificando que aquele local passou por uma capacitação.

O Selo Empresa Amiga da Mulher pode ser fixado nesses locais e mostra que esses estabelecimentos passaram por capacitação, que os colaboradores conhecem um pouco mais sobre os tipos de violência contra a mulher e como orientar vítimas a pedir ajuda.

CAPACITAÇÃO

O tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, capacitação da campanha A Penha Vai Valer, exclusiva para proprietários e colaboradores de bares e restaurantes, profissionais e estudantes do ramo de entretenimento ou alimentício. O evento foi realizado em parceria com a Abrasel-GO e o Sindibares Goiânia que apoiam a campanha desde o lançamento em 2022.

Durante o encontro foi abordado as formas de criar um ambiente seguro para as mulheres trabalharem e usufruírem de momentos de lazer. O objetivo da capacitação é que os estabelecimentos conheçam as formas de violência doméstica e familiar e sejam replicadores de informações para colaboradoras e as clientes.

Na capacitação os servidores do TJ apresentaram números, mostrando que a maioria dos casos de violência acontecem em ambiente familiar. Locais públicos como bares e restaurantes esse número é baixo, porém o objetivo é que os bares sejam parceiros nessa rede de apoio, que tanto os empresários quanto os colaboradores possam ficar atentos e se presenciar alguma situação saiba como agir, sabendo em quais telefones da polícia ligar e pedir ajuda.

A juíza, Marianna Queiroz, Coordenadora da Mulher do TJGO, participou do evento e agradeceu o apoio da Abrasel e Sindibares nessa campanha. Os participantes receberam material gráfico como cartazes e panfletos para serem afixados nos bares e entrega de materiais via delivery. Assim as pessoas terão acesso aos números de telefone que podem pedir ajuda em caso de violência e até mesmo informações sobre a Lei Maria da Penha.