ENTREVISTA COM PRESIDENTE DO SINDIBARES GOIÂNIA, NEWTON PEREIRA

Iniciamos 2021 com expectativa de um ano melhor para o setor de bares, restaurantes e eventos. O Sindibares Goiânia tem atuado para oferecer novos benefícios e fortalecer ainda mais a categoria.

Confira uma entrevista com o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira. Ele faz um balanço do ano de 2020 e fala das perspectivas para 2021.

O MUNDO TODO VIVEU UM 2020 COMPLICADO POR CONTA DA PANDEMIA.  MAS QUAL SUA AVALIAÇÃO DESSE ANO PARA O SETOR EM GOIÂNIA? APESAR DE TUDO, TIVEMOS O QUE COMEMORAR?

2020 foi, sem dúvida, um ano complicado para o setor de turismo no qual bares e restaurantes estão incluídos. Em Goiânia ficamos fechados por 4 meses, reabrimos e estamos com restrições até hoje. Foi um ano de perdas, mas temos que comemorar a atuação do Sindibares e Abrasel que impediu que o ano fosse pior ainda.

Com muita astúcia, estivemos à frente de vários movimentos, desde o início da pandemia. Continuamos trabalhando para novas flexibilizações e uma grande vitória foi que conseguimos passar o final de ano abertos, vendendo bebidas alcoólicas. Diferente de muitas cidades que colocam novas restrições. Tivemos uma reabertura sólida no momento correto. Isso de fato temos que comemorar.

O SINDIBARES ATUOU FORTEMENTE NA DEFESA DO SETOR. ISSO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE A CATEGORIA ESTAR UNIDA E PRINCIPALMENTE LIGADA AO SINDICATO?

2020 mostrou que a atuação sindical é fundamental para uma categoria. Na pandemia tivemos, por exemplo, a adição de vários aditivos da convenção coletiva que proporcionou a suspensão dos contratos de trabalho. Isso demonstra a importância de estarmos unidos. Tivemos forte atuação junto a prefeitura e estar ao lado de outras entidades de classe, como Fecomércio e Abrasel nos ajuda ainda mais. O sindicato trabalhou sempre com planejamento e tivemos muitas decisões acertadas. E vamos continuar em 2021 com muita responsabilidade.

PARA O ANO DE 2021 QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS? DEVE SER UM ANO MELHOR PARA NOSSO SETOR?

Em 2021 temos boas perspectivas, principalmente da vacinação. Esperamos que até o final do primeiro semestre boa parte da população já esteja vacinada e com isso vamos voltando aos poucos à normalidade. Mas por enquanto é importante todo segmento continuar atento aos protocolos, como máscara, distanciamento e álcool em gel. Isso vai nos acompanhar por um longo período.

EM RELAÇÃO AO SINDICATO, O ANO DE 2021 DEVE AMPLIAR AINDA MAIS OS BENEFÍCIOS E SUA ATUAÇÃO?

2021 inicia com muito trabalho. Agora já em janeiro vamos reunir toda diretoria para nosso planejamento estratégico. Um dos objetivos é aumentar nossa base de associados e agregar mais serviços. Temos muitas ideias, mas vamos melhorar e muito os benefícios.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA TODOS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

2020 mostrou a importância de estarmos unidos em um sindicato e nossas entidades de classe. Mostrou a importância da representatividade. Tivemos muitos contatos com governo estadual e municipal. Esse diálogo e com muito estudo conseguimos abrir no momento certo de forma correta.

Isso mostra que 2021 precisamos estar mais juntos ainda, trocando informações, unindo em torno do sindicato para alcançarmos um ano muito mais pleno. Queremos chegar no fim deste ano comemorando. Eu desejo muita união para esse ano.