INFLAÇÃO DE FEVEREIRO FICA ACIMA DO ESPERADO, MAS BARES E RESTAURANTES AJUDAM A CONTER ÍNDICE

Expectativas de mercado para a inflação de fevereiro tinham intervalo entre 0,77% e 0,96%, mas IPCA-15 veio acima: 0,99%. É o maior aumento para o mês desde 2016 (quando foi de 1,42%). A inflação no setor de alimentação fora do lar, no entanto, ficou bem abaixo. O preço das refeições teve reajuste de 0,57% e dos lanches de 0,09%, praticamente estável. Isso mostra que o setor de bares e restaurantes está dando sua contribuição para conter a inflação, mesmo com a alta expressiva dos insumos. Os itens alimentos e bebidas, que formam a base dos gastos dos bares e restaurantes, tiveram aumento de 1,20% em fevereiro. Pesquisas realizadas pela Abrasel mostram que os bares e restaurantes têm evitado repassar esses aumentos de insumos para os cardápios, o que fica claro no IPCA-15.

“Nosso setor gera empregos e puxa a atividade econômica nesta retomada, é o que mostram as pesquisas. E também ajuda a segurar o índice de inflação. Mas a alta além do previsto da inflação no geral, e dos insumos em particular, nos preocupa muito, porque pode atrapalhar a recuperação em um momento que sentimos o movimento voltando para os estabelecimentos”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

FONTE: Abrasel