PÚBLICO TEM ATÉ 29 DE MAIO PARA PARTICIPAR DO FESTIVAL BRASIL SABOR EM GOIÂNIA E APARECIDA

Prato participante do Festival Brasil Sabor 2022.

São 48 bares e restaurantes que integram o evento na região metropolitana. A ação é nacional e desenvolvida no Estado pela Abrasel Goiás e Sindibares Goiânia. Foco é estimular a criatividade gastronômica a preços acessíveis

Até o próximo domingo, 29 de maio, os interessados podem visitar os 48 bares e restaurantes que participam da 16ª edição do Festival Brasil Sabor, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, e experimentar pratos que remetem à cozinha local, especialmente elaborados para o festival, em celebração aos sabores de todos os cantos do País. O Festival Brasil Sabor é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Goiás (Abrasel Goiás) e pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares Goiânia).

Considerado o maior festival gastronômico do mundo, o evento tem como tema “Maior do Mundo, Original do Brasil” e integra uma ação da Abrasel Nacional, promovida em 20 estados e no Distrito Federal, com a participação de cerca de 900 estabelecimentos gastronômicos dos mais variados gêneros. Os pratos têm preços promocionais, durante todo o festival, e a lista com todos os participantes está disponível no site do evento: www.brasilsabor.com.br.

Para o presidente da Abrasel Goiás, Danillo Ramos, o festival reforça o momento vivido pelo País de retomada do setor de eventos e do aquecimento do turismo gastronômico. “O Brasil Sabor é um festival que tem tradição em todo o País e que estimula a criatividade dos restaurantes, que criam uma receita exclusiva para o evento. Melhora também a visibilidade e o faturamento dos estabelecimentos participantes, além de ser uma oportunidade para conquistar novos clientes e oferecer suas inovações a preços acessíveis”, explica.

Só no período de realização do Festival Brasil Sabor, que vai de 12 a 29 de maio, Abrasel Goiás e Sindibares Goiânia estimam crescimento de 30% no número de clientes que visitam os estabelecimentos que participam do evento, inclusive de pessoas que não conheciam os bares e restaurantes. Isso resulta, ainda, em investimentos em estrutura e atendimento, como a contratação de novos profissionais para atuar nos estabelecimentos.

Desde 2021, o festival tem funcionado, além do consumo presencial, também pelo delivery, em formato híbrido – sistema implantado em 2020, em razão da pandemia da Covid-19. Conforme acrescenta o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira, ganham todos por ser mais uma forma democrática de acesso ao público do evento. “Com a melhoria das condições sanitárias impostas pela pandemia, temos tido, felizmente, um aumento expressivo das pessoas visitando nossos bares associados. O festival contribui de maneira muito forte nisso, mas ainda há muita gente que prefere consumir os pratos na segurança ou no conforto do seu lar. Então, para ser ainda mais democrático, o festival está disponível das duas maneiras. Todo mundo pode participar!”, enfatiza.

Ele reforça que festivais gastronômicos, como o Brasil Sabor, também contribuem para que os estabelecimentos possam investir até mesmo na contratação de profissionais. Dados da Abrasel Goiás e Sindibares revelam que, somente em Goiânia, o segmento é responsável por empregar mais de 50 mil trabalhadores. Até o final do ano, esse número deve chegar a 60 mil postos de trabalho. São 20 mil bares e restaurantes em Goiás, sendo 17 mil empresas do setor na região metropolitana do Estado. Com a contribuição de eventos gastronômicos e a perspectiva de retomada econômica do segmento, o setor está otimista e espera movimentar mais de R$ 7 bilhões, em 2022, no estado de Goiás.

Promoção

Para estimular ainda mais público e estabelecimentos participantes, o Festival Brasil Sabor também vai realizar algumas ações promocionais durante a realização do evento. Os clientes que provarem o prato e participarem de uma pesquisa sobre a experiência no Festival irão concorrer a um sorteio de um voucher no valor de R$ 500 em consumo presencial, em um dos restaurantes participantes. Além disso, também serão premiados o garçom que mais vender o prato oficial participante do festival e a casa que for melhor avaliada nas pesquisas respondidas pelos clientes.

Restaurante/BarEndereçoPrato participante Brasil Sabor
1Monteiros GrillAv. Atlântica, Qd. 124, Lt. 16, Jd. Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia – GO.Costela da Mama
2Chicken in HomeAv. C-233, nº 631, St. Nova Suíça, Goiânia – GO.Mix Bar Chicken
3Tribos do EspetoAv. New York, n° 1136, Jd. Novo Mundo, Goiânia – GO.Jantinha de Medalhão de Frango