SINDIBARES REALIZA REUNIÃO PARA APRESENTAR NOVA CONVENÇÃO COLETIVA

O Sindibares reuniu associados para apresentar detalhes e tirar dúvidas da nova convenção coletiva do trabalho vigente para 2023/2024 e também o acordo coletivo da categoria. O evento aconteceu na sede da Fecomércio e no final teve um happy hour com os participantes.

O presidente do Sindicato, Newton Pereira, explicou sobre as negociações e detalhou as novidades para este ano. O consultor jurídico do Sindibares, Gustavo Afonso, tirou dúvidas dos associados referentes às novas normas que já começam a valer.

Para esse ano a principal novidade é em relação às gorjetas. Elas serão regulamentadas de acordo com a prática da casa. São quatro acordos coletivos que a empresa deve escolher:

a) ACT com estimativa de gorjeta para todos os empregados + 1% do valor.

b) ACT com estimativa de gorjeta apenas para garçons + 1% do valor.

c) ACT PADRÃO (sem estimativa) para todos os empregados ou apenas garçons + 1% do valor.

d) ACT PADRÃO – empresas que não possuem gorjeta.

Segundo o consultor jurídico, Gustavo Afonso, é importante que todas as empresas associadas leiam e verifiquem com a contabilidade e jurídico para definir a escolha sobre o tipo de ACT que fará.

Depois dessa escolha é preciso preencher o formulário para adesão ao acordo coletivo. Esse formulário será enviado para os associados. Qualquer dúvida solicitar pelo telefone: 62 993799907

O texto da Convenção Coletiva e Acordo já estão disponíveis no site no link