EMPRESÁRIOS GOIANOS ESTÃO ANIMADOS COM O CARNAVAL

O primeiro carnaval sem as restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19 traz boas expectativas para empresários goianos. Dos setores de bares, restaurantes, hotéis, comércio e serviços e até para o órgão governamental encarregado de fomentar o turismo em Goiás. Por certo, o maior movimento é esperado para as cidades turísticas, que têm tradição de receber muitos turistas nesta época. Mas Goiânia se consolidou como local de grandes eventos religiosos durante a folia e também experimenta um número crescente de blocos de carnaval, com reflexos em bares, principalmente.

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Goiás, Danillo Ramos diz ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG) que o clima é de otimismo entre empresários goianos. “Por analogia, como aconteceu em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, cidades até há pouco tempo que não eram tradicionais com o carnaval de rua, reacenderam essa empolgação. E Goiânia não está diferente desse movimento”, avalia.

Presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi observa que o carnaval em Goiânia não é uma data forte para o comércio. Falta ainda tradição à capital. No entanto, lembra que a data acaba impactando positivamente o comércio nas cidades turísticas. “Em contrapartida, em Goiânia temos encontros religiosos. Várias igrejas, em especial evangélicas, espírita e católica, aproveitam esse período para fazer reuniões com seus fiéis e acabam movimentando a cidade na área de hotelaria”, avalia. Embora o movimento seja menor do que o de cidades turísticas, ele frisa que há um fluxo importante na gastronomia e hotelaria.

Lotação

O otimismo dos empresários é compartilhado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Goiás, Fernando Carlos Pereira. Ele chama a atenção para o fato de que, além de ser carnaval, trata-se de um feriado prolongado. “O último levantamento que fizemos apontava ocupação em torno de 90% em cidades turísticas como Caldas Novas, Pirenópolis e Aruanã”, relatou. Para Goiânia, ele diz que a expectativa é de ocupação média dos leitos, em função da grande quantidade de encontros religiosos, principalmente.

Coordenador de produtos turísticos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães Soares diz que há uma expectativa boa para o carnaval, lembrando que muitos destinos já estavam com lotação de 100% de sua capacidade no início desta semana. Ele acrescenta que muitos municípios investiram em shows e outros apostam nos atrativos naturais. Além de eventos tradicionais, como o carnaval de marchinhas da cidade de Goiás, o carnaval cultural de Pirenópolis. “Comemoramos um crescimento de quase 17% na atividade turística em Goiás em 2022, o que é muito significativo”, afirma.

Levantamento do IBGE mostrou que o setor do turismo em Goiás cresceu 16,6% em 2022, em comparação com 2021. O estudo mostrou ainda que, no acumulado do ano, a receita nominal proveniente das atividades turísticas teve alta de 33,1% no Estado.

FONTE: SITE EMPREENDER EM GOIÁS

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