DIA INTERNACIONAL DA MULHER: MULHERES SÃO DESTAQUES NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

Neste dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data que celebra o papel feminino e a importância da diversidade e inclusão de mulheres na sociedade. E o lugar de mulher é onde ela quiser e muitas são destaque hoje no setor de alimentação fora do lar em Goiânia e em todo o Brasil.

E no setor de bares e restaurantes muitas mulheres conquistaram seu espaço, que até então era conhecido por ser liderado somente por homens. Mas muitas são referência hoje em nossa cidade por suas histórias de resiliência, força, determinação e sucesso nos negócios.

Um exemplo é da associada Abrasel Sindibares, Emiliana Maria Silva Lima de Paula, proprietária da Bendita Tapioca. Após se aposentar como professora decidiu abrir a tapiocaria e já está no mercado há 13 anos. Ela que tem 72 anos destaca que está a frente da equipe, vai ao local todos os dias e que gosta muito de trabalhar e se sente feliz por ter conquistado seu espaço nesse setor.

Outro exemplo é a Glauce Rodrigues, proprietária do restaurante Rancho’s Grill, que está no segmento há 24 anos. “Me formei e logo em seguida assumi o restaurante. Nesse período foi um grande desafio, porque era nova, muita coisa que tinha que lidar, mas consegui passar e estou aqui até hoje” destaca Glauce. Para a empresária esse segmento requer muita dedicação e inovação, um grande desafio para que os empresários sempre tenham que buscar algo novo. Ela afirma que depois que associou a Abrasel se sentiu mais incluída no segmento, já que conheceu novas pessoas e teve acesso a informações. Ela explica que o apoio da Abrasel tem feito a diferença na administração de seu negócio, acrescentando e apoiando todas as mulheres que trabalham nesse setor. Ela afirma que se sente realizada como empresária, mãe e esposa, que como mulher consegue cuidar de todas áreas da vida. “Costumo falar que trabalho é vida, eu gosto de trabalhar com o que faço, acredito que seja uma habilidade que nós mulheres temos de fazer muita coisa e bem feita” afirma Glauce Rodrigues.

A mulher que antes era lembrada somente como dona de casa, cozinhando somente para a família, tem um caminho diferente hoje. Já são muitas as que estão à frente de restaurantes, bares e confeitarias, das mais singelas às mais famosas e renomadas, nas áreas centrais e periféricas da capital.

Segundo a diretora executiva da Abrasel Sindibares, Fernanda Fernandes, o segmento hoje é cheio de mulheres, seja como empreendedoras, chefs, atendimento, na cozinha, gerentes, maitres, entre outras funções. Ainda segundo Fernanda Fernandes, as mulheres têm espaço sim no setor de alimentação fora do lar. Hoje muitas mulheres estão à frente de confeitarias, buffets ou mesmo trabalhando e empreendendo em pequenos negócios em casa.

De acordo com dados da Abrasel e da  Confederação Nacional do Comércio (CNC), estima-se que existam 5,5 milhões de trabalhadores no setor de bares e restaurantes e, destes, 55% seja representado por mulheres.

A gastronomia é um dos setores em que as mulheres mais empreendem, o perfil para o empreendedorismo feminino em Goiás é marcado por mulheres no comando de restaurantes com administração familiar.

Ainda segundo esses dados, aproximadamente 40% dos negócios de alimentação fora do lar são liderados por mulheres.  70% dos cargos de liderança em bares e restaurantes (Administração, Financeiro e Gerência) são de mulheres.

A Abrasel Goiás e Sindibares parabeniza todas as mulheres pelo seu dia, em especial a todas do segmento de alimentação fora do lar e que fazem a diferença.