GOVERNO FEDERAL SANCIONA LEI QUE AMPLIA PARA 6 ANOS PRAZO PARA PAGAR PRONAMPE

O presidente Lula (PT) sancionou hoje a lei que amplia de 4 para 6 anos o pagamento de empréstimos do Pronampe, programa de apoio a micro e pequenas empresas. A prorrogação já valia desde outubro de 2022, por meio de medida provisória.

O que aconteceu?

• Lei também estabelece teto de juros por mês, de 6% mais a Selic, hoje em 13,75% ao ano, e ampliam o prazo de carência para 12 meses.

• Empréstimos desde 2021 também poderão ser renegociados;

• Regras já estão valendo desde outubro de 2022, quando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma medida provisória que permitiu a prorrogação. O projeto foi aprovado pelo Senado na semana passada.

• As medidas provisórias são editadas pela Presidência e têm força de lei por até quatro meses. Ao final desse prazo, elas devem ser aprovadas pelo Congresso e transformadas em lei, ou perdem efeito.

O que é o Pronampe?

• Criado em 2020 durante a pandemia de covid-19, programa permite empréstimos de até 30% do faturamento anual das empresas.

• Contratação é mais rápida que a das linhas tradicionais, segundo o governo, já que eventuais inadimplências são cobertas pelo FGO (Fundo de Garantia de Operações), gerido pelo Banco do Brasil.

FonteUol